Roteiro do Dentinho – VII Edição

O Madeira Beer Lab da Cerveja Coral, um projecto que apresenta produções limitadas de cerveja artesanal e pretende oferecer um serviço de qualidade aos apreciadores de cerveja e transmitir a cultura cervejeira através das suas produções, está de volta com a 7ª edição do Roteiro do Dentinho.

Nesta edição, que envolve onze restaurantes, pretende-se o equilíbrio entre vários tipos de cerveja aleada à gastronomia. Cada restaurante elaborou os seus próprios “dentinhos” na procura da combinação perfeita.

Nesta edição serão apresentadas as seguintes cervejas: Ipa Cascade; Altbier; Dry Stout; Pale Lager e uma Weiss banana, que será comum em todos os estabelecimentos.

O formato mantém-se idêntico às edições anteriores: um “dentinho” e uma cerveja a 3,5€, assim como uma tábua de degustação (3 estilos diferentes) por 4,5€.

IPA CASCADE

Nesta versão single hop usamos toda intensidade do lúpulo Cascade para gerar uma receita com amargor bem perceptível e aroma intenso por conta do dry hopping que é aplicado à receita. Apresenta muito aroma e sabor a lúpulo com notas de frutos tropicais. Amargo intenso mas equilibrado com o corpo da cerveja.
Teor alcoólico: 6%

WEISS BANANA

Esta é uma cerveja de trigo típica da Baviera, região da antiga Bohemia reconhecida pela tradição na produção deste estilo de cerveja. Como tal para a produção desta cerveja, trouxemos uma estirpe de levedura da Baviera responsável pela produção dos compostos aromáticos deste estilo. O trigo utilizado nesta receita também é oriundo da referida região, dando o toque final para esta maravilhosa harmonia. O lúpulo utilizado é apenas para promover um equilíbrio entre o doce e o amargo.
Teor alcoólico: 5.3%

ALT BIER

Cerveja equilibrada entre a doçura do malte e o amargo do lúpulo. Apesar de ser uma ale apresenta um perfil limpo de lager, devido à baixa fermentação (usualmente as ale fazem fermentações a temperaturas mais altas) e também à longa maturação a baixa temperaturas (também uma característica das lagers).
Sabor leve amalte e amargura média, um bom contraste entre a doçura do malte e os sabores fortes das especiarias.
Teor alcoólico: 5%

DRY STOUT

Cerveja harmoniosa e equilibrada. Este estilo, tem os sabores e aromas escuros típicos de uma Stout mas, em oposição às Stout clássicas, apresenta-se com um corpo leve o que a torna fácil de beber.
Sabor a café e chocolate escuro facilmente percetíveis. Apresenta um ligeiro sabor a lúpulo, sendo predominante a presença dos cereais torrados. O malte torrado utilizado nesta cerveja proporciona uma deliciosa sensação seca.
Teor alcoólico: 5.5%

PALE LAGER

Cerveja rica e complexa, porém equilibrada e refrescante. A aparência está entre o ouro e o dourado suave, com uma espuma branca, densa e cremosa. Por ser não pasteurizada nem filtrada, apresenta-se turva e opaca, devido á presença de levedura.
Sabor leve e malte e amargura média, mas limpa e sem dureza, o que a torna muito fácil de beber.
Teor alcoólico: 5,5% álcool

LOCAIS